Glossário Secretarial

Vocabulário de termos que necessitam de explicação; é um dicionário pessoal ou empresarial que a pessoa ou a profissão escolhida pela mesma, escolhe seu próprio vocabulário pessoal ou empresarial e forma o glossário com palavras que a escolher com os seus significados.

A
ADMINISTRAÇÃO -Nome que se dá ao conjunto de indivíduos com a responsabilidade de operar empresas com ou sem fins lucrativos. A tendência atual é que as grandes empresas tenham uma administração de indivíduos assalariados que não são necessariamente proprietários ou acionistas. O incentivo da administração não é o lucro (profit), mas salários elevados, status e segurança no cargo. A separação entre administração e propriedade é uma das caraterísticas importantes do sistema capitalista.
AGENDAR -Marcar compromissos.
AMBIENTE -Meio em que se vive.
APERFEIÇOAMENTO -Concluir com esmero; adquirir maior grau de perfeição.
APRESENTAÇÃO -A apresentação é um documento usado para credenciar alguém que deverá representar uma autoridade ou realizar uma determinada tarefa.Os seguintes elementos são usados para formar uma apresentação: • localidade e data; • título - APRESENTAÇÃO; • apresentação da pessoa; • dados profissionais; • referência à entidade do apresentante; • indicação do objetivo; • apresentação, ou não de fórmulas de cortesia.
ARQUIVO -Lugar ou depósito onde se guardam documentos.
ASSÉDIO MORAL -É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e a éticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.
ASSISTENTE/ASSESSOR (A) -Executivo que tem uma parcela de autoridade de linha delegada por seu superior, relativamente a toda ou a uma parte da jurisdição deste. Quando o termo é "assistente de" ou “assessor (a) de”, este tem posição de assessoria e auxilia o chefe em diversas atividades, mas não tem autoridade para dar ordens a outros executivos subordinados a seu superior.
ATA -A ata é um documento no qual são registradas as ocorrências de uma reunião de pessoas que se encontram para um determinado fim. Uma vez que é um documento que tem valor jurídico, a ata deve ser lavrada de tal forma que seja possível inserir-lhe modificações posteriores. Pode ser lavrada em livro próprio, no qual constarão um termo de abertura e um termo de encerramento. Cada folha deverá ser numerada e rubricada por quem redigiu e assinou o termo de abertura, o que lhes confere cunho oficial. Folhas soltas ou formulários também podem ser usados, uma vez tomadas precauções para que sérios inconvenientes sejam evitados, tais como a possibilidade de extravio, a facilidade de inserção de acréscimos ou de realizações de outras modificações posteriores.
ATESTADO -Atestado é um documento emitido por autoridade, através do qual é comprovado um fato ou situação de que tenha conhecimento, em função de um cargo ou ofício que exerce. O atestado prova fatos transitórios; a certidão, refere-se a fatos permanentes.
ATITUDE -Tomar à frente nas situações.
ATIVIDADE -Qualidade de ativo; execução de serviços.
ATUALIDADE -Época presente; Ter informações, notícias sobre o momento atual.
ATUALIZAÇÃO -Tornar atual; modernizar.
AUTO -Auto é a narração de um fato, escrito em pormenores e, normalmente, é lavrado em livro especial. Um auto pode ser de infração, de apreensão, etc.
AUTO-ESTIMA -É um dos processos psicológicos que mais influencia a vida e o desempenho humano, pois representa o componente emocional do nosso eu, isto é, o quanto gostamos verdadeiramente de nós mesmos e do modo de vida que levamos.
AUTOMAÇÃO -Pessoa incapaz de ação própria.
AUTORIZAÇÃO -Autorização é a denominação de um documento que dá permissão para a realização de uma atividade especial, no qual devem constar a assinatura de uma autoridade, o nome da pessoa credenciada e a tarefa ou ação que será por ela realizada. A autorização deverá ser numerada, datada e terá uma cópia arquivada no setor que a expediu.
AVISO -O aviso é um instrumento de comunicação que, pode ser "unidirecional ou multidirecional", publicado em órgãos oficiais ou através da imprensa comum, ou fixado em local público. Este tipo de correspondência admite várias estruturas.

B
BALANÇO -Verificação ou resumo de contas comerciais; verificação da receita e despesa, ao fim de cada exercício social.
BILHETE -Pequena comunicação escrita; reuniões.

C
CADASTRO -Lista; inventário; elenco; registro: rol dos bens e posse de um Estado, município ou país, de uma sociedade ou associação; o conjunto de informações gerais referentes a pessoa física ou jurídica, isto é, situação econômico- financeira, limites de crédito e outros dados, que permitem a uma instituição financeira operar dentro de razoável margem de segurança.
CARREIRA -Sucesso profissional.
CARTA COMERCIAL -Como qualquer outra, é um instrumento de comunicação que se restringe a determinada área empresarial e/ou comercial, razão por que tem características próprias:a) boa apresentação: exige-se, portanto, ordem, organização e limpeza.b) clareza: a obscuridade do texto impede a comunicação imediata e dá margem a interpretações que podem levar a desentendimentos e, mesmo, a prejuízos financeiros.
CARTEIRA BANCÁRIA -Conjunto de títulos ou valores de que uma pessoa física ou jurídica dispõe; - de crédito: seção de uma instituição financeira que autoriza a concessão de fundos a seus clientes.
CERTIDÃO -Documento em que se certifica alguma coisa; atestado.
CHEQUE -Ordem de pagamento ao portador: cheque sem identificação do beneficiário e que deve ser pago a quem o apresentar ; - cruzado: cheque que só pode ser descontado por um banco; apresentar- se com 2 traços paralelos feitos pelo emitente; - nominal: cheque só pode ser pago ao beneficiário identificado, exceto se houver endosso; - visado: cheque que, tendo recebido chancela especial do banco sacado, garante o pagamento da quantia declarada.
CIRCULAR -Circulares são comunicações do mesmo teor remetidas a diferentes pessoas ou entidades. Muitas são as ocasiões para o envio de circulares:• fundação de estabelecimento; • retirada ou ingresso de sócio; • alteração de preços; • inauguração de filial; • liquidação de estoque; • chegada de artigos para a nova estação; • aumento do capital social; • etc.As circulares devem reunir, em sua redação e apresentação, tanto quanto possível, as mesmas características e qualidades da carta pessoal, ou unidirecional. Isso tem grande valor psicológico, pois cada destinatário gosta da ser tratado com indivíduo, e não como simples número ou mero componente do grupo.
COBRANÇA DE DUPLICATA -Titulo de crédito que prescreve em três anos contra o sacado e respectivos avalistas, contados da data do vencimento do título, em um ano contra o endossante e seus avalistas, contados da data do protesto; e em um ano a de qualquer dos coobrigados contra os demais, contados da data em que haja sido efetuado o pagamento do título.
COLABORAÇÃO -Trabalho em comum; ajuda.
COMPETÊNCIA -Qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto.
COMPORTAMENTO -Qualquer espécie de relatividade ou atividade autogerada, inclusive configurações complexas de sentimento, percepção, pensamento, atitude, disposição, em relação a estímulos internos e externos, tangíveis e intangíveis. Qualquer ação observável em pessoa ou animal. Pelo hábito de coisificação (reificação), pode ser também o comportamento de conceitos abstratos, como se fossem realidades ou objetos.
COMPREENSÃO - Totalidade de caracteres abrangidos numa idéia geral; entendimento.
COMPROMETIMENTO -Responsabilização.
COMPROMISSO -Obrigação ou promessa mais ou menos solene; dívida que se deve solver em determinado dia; concordata de falidos com credores.
COMUNICAÇÃO -Participação; informação; aviso; transmissão; ligação.
CONHECIMENTO -Ciência, experiência, informação.
CONSCIENTIZAÇÃO -Ter consciência de algum ato ou de alguma coisa; concentrar-se em determinado assunto; confiar na sua força ou poder.
CONTEÚDO -O que está dentro de um contexto; de um lugar.
CONVITE -Convite é um tipo de correspondência, em forma de cartão ou carta, pelo qual se solicita a presença de alguém, em algum lugar, com determinada finalidade. Embora não tenha uma estrutura rígida, o convite deve apresentar alguns elementos mínimos, que são: • título; • pessoa ou entidade/instituição que convida; • finalidade; • local, data, horário; • fecho - fórmula de cortesia.Pode-se fazer um convite, também, através de um ofício ou de um memorando.
CONVOCAÇÃO -Convocação é um instrumento de comunicação emitido com base em regulamento, estatuto, lei, decreto, que deve ser assinado por autoridade competente. Através deste documento, alguém é chamado a comparecer a uma determinada renião ou evento. Ainda que não obedeça a uma ordem rígida, convém que apresente os seguintes dados: • título-
CONVAÇÃO • nome de quem convoca; • local, data, horário previsto para o comparecimento; • finalidade da convocação; • localidade e assinatura:
CORRESPONDÊNCIAS -Troca de comunicações por escrito.
CRIATIVIDADE -Ter à capacidade de criar; tirar do nada e produzir algo.
CURRICULUM VITAE -É o documento que fornece dados e informações a respeito de alguém, quanto a sua formação intelectual, profissional, especificando todos os cursos que tenha realizado, experiências profissionais, interesses pessoais, objetivos, planos de trabalho. O curriculum Vitae pode ser utilizado nas mais variadas situações, tasi como: solicitação de emprego, concessão de bolsas e auxílios, inscrição para auxílios a projetos, acompanhando trabalhos enviados a congressos, simpósios, apresentando conferencistas, etc. Esse documento, usualmente, é encaminhado através de um ofício, de uma carta de apresentação ou por uma resposta de anúncio.

D
DECISÃOResolução; sentença; firmeza; coragem.
DECLARAÇÃO -Documento público; manifesto; esclarecimento.
DEFINIR -Decidir; fixar; marcar; expor com precisão; explicar, esclarecer.
DESEMPENHO -Exercer; representar; executar.
DESELVOVIMENTO -Ampliação; progresso; desenvolvimento.
DINÂMICA -Determinação do comportamento emocional ou como se desenvolve; ativo; energético.
DUPLICATA -Título de crédito que o vendedor envia com mercadoria e que o comprador assina, obrigando- se a pagar dentro do prazo.

E
EDUCAÇÃO -Estimular, desenvolver e orientar as aptidões do indivíduo, de acordo com os ideais de uma sociedade determinada.
EFICÁCIA -Que dá bom resultado.
EFICIÊNCIA -Ação; força; virtude de produzir um efeito; eficácia.
EMPREENDEDOR(A) -Ativo(a), arrojado(a).
EMPREGABILIDADE - Condição daquele que, ajustado às contínuas mudanças no mundo do trabalho, está apto a nele permanecer.
ENTENDIMENTO -Razão; compreensão; inteligência; talento; opinião; juízo; ajuste; combinação.
EQUILÍBRIO -Ter o controle da situação; compensar; não perder.
EQUIPE -Indivíduos que tomam parte, juntos, num determinado trabalho; quadro.
ESTRATÉGIA -Arte de traçar planos.
ESTÉTICA -Ciência que trata do belo, na natureza e na arte.
ESTRESSE -Soma das perturbações orgânicas e psíquicas provocadas por diversos agentes agressores tais como: fadiga, trauma, emoções.
ETIQUETA -Saber como se comportar; Ter educação.
EXECUTIVO(A) -Que está encarregado de executar as tarefas de uma empresa.

F
FATOR -Aquele que faz ou executa uma coisa; aquilo que concorre para um resultado.
FATURA -Relação que acompanha a remessa de mercadorias expedidas e com a designação de quantidade, marcas, pesos, preços e importâncias.
FINANÇAS -Dinheiro; posses; riqueza; ciência das variações da moeda.
FLEXIBILIDADE -Comportamento de uma pessoa facilmente adaptável. Característica do comportamento de uma pessoa capaz de mudar rapidamente uma direção ou linha de pensamento.

G
GERENCIAMENTO -Administrar; gerênciar.
GLOBALIZAÇÃO -Não há uma definição que seja aceita por todos. Ela está definitivamente na moda e designa muitas coisas ao mesmo tempo. Há a interligação acelerada dos mercados nacionais, há a possibilidade de movimentar bilhões de dólares por computador em alguns segundos, como ocorreu nas Bolsas de todo o mundo, há a chamada "terceira revolução tecnológica"( processamento, difusão e transmissão de informações). Os mais entusiastas acham que a globalização define uma nova era da história humana.
GLOSSÁRIO - Vocabulário de termos que necessitam de explicação.

H
HABILIDADE -Capacidade ou habilidade inata ou adquirida, que permite a uma pessoa desempenhar-se de uma tarefa com proficiência.
HIPÓTESE -Suposição admissível; teoria provável mas não demonstrada; suposição.
HOMENAGEM -Protesto de veneração; reverência; respeito.

I
INFORMAÇÃO -Informação é o documento pelo qual um servidor, no exercício de suas atribuições, por solicitação, presta esclarecimento(s) necessário(s) sobre um processo para posterior elaboração de parecer e despacho.
INFORMÁTICA - Técnica do tratamento automático de informações; comunicação cibernética.
INOVAÇÃO -Introduzir medidas novas.

J
JUSTIFICATIVA -A justificativa é uma exposição - de - motivos, onde se expressam opiniões já formalizadas, em razão das quais se deseja a obtenção de um despacho definitivo ou orientador para m assunto a ser resolvido, podendo, ao final, constar sugestões de decisão.

L
LETRA DE CÂMBIO -A letra de câmbio é uma ordem de pagamento e deve conter estes requisitos, lançados, por extenso, no contexto:
I - a denominação "letra de câmbio" ou a denominação equivalente na língua em que for emitida; II - a soma de dinheiro a pagar e a espécie de moeda;
III - o nome da pessoa que deve pagá-la. Esta indicação pode ser inserida abaixo do contexto;
IV - o nome da pessoa a quem deve ser paga. A letra pode ser ao portador e também pode ser emitida por ordem e conta de terceiro. O sacador pode designar-se como tomador;
V - a assinatura do próprio punho do sacador ou do mandatário especial. A assinatura deve ser firmada abaixo do contexto. Não será letra de câmbio o escrito a que faltar qualquer dos requisitos acima enumerados.
LIDERANÇA -Função de líder; forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos dirigidos.

M
MARKETING PESSOAL -descobrir seu potencial, planejar sua imagem e expor seu produto de conhecimento e habilidades para o mercado.
MEMORANDO -Memorando é um meio de correspondência utilizado entre funcionários de um mesmo órgão público, para fazer "comunicações internas", solicitações, ou para determinar alguma coisa. Sua redação não obedece a uma estrutura rígida.Quando o memorando for extenso, numeram-se os parágrafos, exceto o primeiro.
MOTIVAÇÃO -Interesse espontâneo por determinada tarefa.
MULTIFUNCIONALIDADE -ter conhecimento amplo e atuar em várias frentes, como criar projetos, consolidar parcerias e formar equipes.

N
NEGOCIADOR(A) -Pessoa que trata de negócios; encarregado das negociações.
NOTA PROMISSÓRIA -é uma promessa de pagamento do devedor ao credor. Na nota promissória a relação se estabelece apenas entre duas pessoas; o emitente (devedor), que promete o pagamento ao beneficiário (credor).São requisitos essenciais da nota promissória: a denominação "nota promissória"; a promessa de pagar uma quantia determinada; o nome da pessoa a quem ou à ordem de quem deve ser paga; a indicação do lugar em que se deve efetuar o pagamento; a data de emissão; a assinatura de quem a emite (subscritor). A nota promissória não tem a obrigação do aceite, pois a simples assinatura do emitente, obriga-o ao pagamento. O devedor que pagou a nota promissória deve exigir que ela lhe seja entregue.O prazo de prescrição da nota promissória é de três anos a contar do seu vencimento para a execução judicial.

O
OBJETIVO -Fim que se quer atingir; idéia ou sentimento.
OFICIALIZAR -Tornar oficial; dar sanção ou caráter oficial a.
OFÍCIO -Ofício é uma forma de correspondência externa, usadas pelas autoridades da Administração Pública, dirigida a outro órgão público ou particular. Corresponde ao seu significado específico quando é emitido por uma autoridade com finalidade de transmitir informações, recomendações pertinentes á dinâmica dos serviços. Pode, no entanto, veicular, também, matéria de caráter social. O ofício- circular é um ofício comum, expedido, simultaneamente, a diversos destinatários.
ORIENTAÇÃO -Encaminhar; indicar o rumo; examinar cuidadosamente os diferentes aspectos de uma questão.

P
PACIÊNCIA -Qualidade de paciente; resignação; perseverança tranqüila.
PARECER -Parecer é a análise de um caso; é opinião técnica sobre um assunto ou ato; "é uma proposição oriunda de comissão, quando esta se pronuncia acerca de assunto submetido a seu exame". Parecer serve de base à decisão do assunto, orientando-a ou facilitando.
PARTICIPAÇÃO -Tomar parte em; comunicar; levar ao conhecimento de; informar; transmitir.
PERFIL -Se encaixar nos procedimentos da Empresa.
PÊSAMES - Expressão de condolência pela morte de alguém ou por algum infortúnio. O mesmo que condolências e sentimentos.
PLANEJAR -Fazer planos; tencionar; projetar; traçar.
POLÍTICA -Ciência do governo dos povos; astúcia; artifício; civilidade; maneira hábil de agir.
PONDERAÇÃO -Prudência; observação; consideração.
POSTURA -Deliberação municipal escrita que obriga os munícipes ao cumprimento de certos deveres de ordem pública; atitude.
PRÁTICA -Ato ou efeito de praticar; saber resultante da experiência; aplicação da teoria; conferência.
PRÊMIO -Distinção conferida a quem sobressai por trabalho ou méritos; taxa de apólice de seguros; taxas.
PRESS- RELEASE -O "release" ou "press-release" é um texto informativo distribuído à imprensa, ao rádio ou à televisão para ser divulgado gratuitamente. Normalmente, esse texto é elaborado pelas assessorias de imprensa, relações públicas. É constituído, em média, de 30 linhas. O título, elaborado com um verbo de ação, preferentemente no presente do indicativo, deve chamar a atenção do leitor. De sua leitura, deve-se depreender respostas às perguntas: quem, o quê, quando, onde, como, por quê.
PROBLEMA -Proposta para se lhe dê a solução; dúvida; que pode ter muitas soluções; aquilo que é difícil de explicar ou resolver.
PROCEDIMENTO -Comportamento; processo; ação.
PROCURAÇÃO -Encargo que alguém dá a outr
a pessoa para tratar de negócios em seu nome; documento em que legalmente se consigna esse encargo.
PROGRAMA -Planejamento; escrito em que se dá a ordem das atividades determinadas.
PROJETO -Projeto: empreendimento a ser concretizado dentro de determinado esquema: projeto administrativo; projeto educacional, etc. Assim sendo, "O projeto corresponde ao conjunto de informações, sistemáticas e racionalmente ordenadas, que nos permite estimar os custos e benefícios de um certo investimento.
Q
QUESTIONÁRIO - Coleção de questões ou perguntas; interrogatório.

R
REALIZAÇÃO - Por em prática; tornar real.
RECADO -Participação verbal; aviso; mensagem; repreensão.
RECIBO -é um documento escrito em que uma pessoa, um órgão ou uma empresa declaram ter recebido alguma coisa.
REDAÇÃO TÉCNICA - Auxilia nas dúvidas mais comuns sobre documentos oficiais.
RELATÓRIO - É o documento oficial, através do qual alguém expõem os resultados de atividades de uma repartição e/ou presta conta de seus atos a seu superior imediato.
REQUERIMENTO -Requerimento é o documento mediante o qual se pede ou se solicita, a uma autoridade pública, a feitura ou a execução de alguma coisa ou a satisfação de alguma pretensão.
RESPONSABILIDADE SOCIAL -Obrigação de responder pelos seus atos e/ou pelos da sociedade.
RESULTADO -Conseqüência; efeito; fim.

S
SALÁRIO -Preço do trabalho; retribuição de serviços feitos; paga; honorários; vencimentos; ordenado.
SECRETÁRIO(A) - Aquele que escreve as atas das sessões de uma assembléia; o que escreve a correspondência de pessoa ou entidade; o que guarda segredos; um livro que contém modelos de cartas; o auxiliar direto do chefe; incumbido de secretariar os trabalhos e do expediente.
SISTEMAS - Conjunto de partes coordenadas entre em si; conjunto de partes similares;
SITUAÇÃO - Ato ou efeito de situar; disposição recíproca das diferentes partes de um todo.
SOCIALIDADE - Tornar- se social; colocar sobre o regime de associação; reunir em sociedade.
SUCESSO - Aquilo que sucede; acontecimento; resultado; conclusão; êxito.

T
TELECOMUNICAÇÃO - Comunicação a distância; serviço que conjuga os meios de transmissão e processos de localização a distância.
TELEGRAFIA - É a mais antiga forma de comunicação por fio ou por rádio. foi responsável pelo início do desenvolvimento das comunicações. E hoje é utilizado principalmente entre os Radioamadores de todo o mundo.
TELEGRAMA FONADO - Mensagem gravada, levada através do telefone.

VIOLÊNCIA -Qualidade de violento; ato de violento; constrangimento; emprego de força; ato de violentar.

BibliografiaRevistas; Secretária Executiva/ Vida Executiva, Mulher Executiva, Mulher e Carreira, Livros; Dicionário Aurélio, O livro Azul da Secretária Moderna; Autor: Márcio Eutaquio Guimarães. TCC – PUC –SP; Anos: 2001, 2003. Oficina de Tradução/ A Teoria na Prática; Autor; Rosemary Arrojo; Editora. Ática; 4º Edição. Universidade Católica Portuguesa; Faculdade de Letras. Sindicato da Secretárias e Secretários SINCESP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário