ALUNAS: Ana Paula Scarabelot e Fernanda da Silva
DISCIPLINA: Técnicas em Secretariado II
PROFESSORA: Claudia Suzana
05/09/2008


O Profissional Secretário

Não é de hoje que sabemos a importância que faz ter um bom funcionário dentro de uma empresa, ainda mais quando essa pessoa faz parte integral do grupo, uma pessoa gestora e sábia que atende a necessidade de todos e que ainda consiga solucionar os problemas que ninguém conseguiu. Em praticamente todas as empresas já existe essa pessoa, chamamos de secretária.
Secretária é aquela funcionária que cuida do dia-a-dia de um executivo, da sua agenda, de seus telefonemas, suas correspondências e muitas vezes resolvem problemas que aparentemente nem seriam da sua função.
Reuniões, aniversários, e-mail, telegramas, eventos, encontros e viagens. São palavras que, com certeza, fazem parte da vida diária do profissional que tem como função auxiliar grandes executivos. O Secretariado realmente é um mercado de trabalho que já existe há muito tempo e que, mesmo com o advento da tecnologia, não deve sumir tão cedo dos cadernos de empregos.
Muitas vezes a secretária não é exclusiva de uma só pessoa, mas sim trabalha para determinado setor da empresa.
Umas das primeiras exigências que costumam ser feitas durante entrevistas de emprego, com este tipo de profissional, é boa aparência e facilidade de comunicação. São dois requisitos básicos, uma vez que este profissional irá ter contato com todos os clientes, amigos e familiares do profissional ou equipe para quem irá trabalhar.
Conhecimento de informática e boas noções de texto são também recomendáveis. A vivência e um bom currículo ajudam também na conquista de uma vaga. Alguns cursos podem ajudar. Ser Secretária, hoje, é optar por uma profissão. É gostar do que se faz. É investir no crescimento e na harmonia pessoal e profissional. É ter consciência do seu importante papel de agente de mudança e da atuação como assessora e agente facilitador.
Agilizar a rotina do escritório e deixar a vida de muitos empresários mais organizada fizeram com que as secretárias ganhassem um dia de comemoração. Uma conquista mais do que merecida! Está é uma profissão que surgiu há muito tempo e que, ao longo dos anos, sofreu inúmeras modificações. E hoje é preciso saber se adequar e se atualizar frente ao novo papel que o mercado exige.
Nós vivemos hoje num mundo que é chamado de mundo da qualidade e este mundo da qualidade exige um profissional com grande qualidade. Não só o cliente, mas o próprio executivo quer ser assistido por uma pessoa extremamente bem preparada. Por isso SECRETÁRIAS vamos fazer com que nosso trabalho seja reconhecido perante todos, não só para o bem da empresa, mas também para que nós mesmas possamos nos valorizar perante essa sociedade que hoje procura o que de melhor há no mercado.
Mas, lembre-se: sem humildade e sem habilidade humana - nada será possível!
Nenhuma tecnologia irá substituir o respeito e o bom trato para com os seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário