TSE 03 – PROF.: CLAUDIA SUSANA 02/04/2009

Comunicação X Atendimento

É inegável que a capacidade de se comunicar com as pessoas, de maneira positiva, agrega valor e influencia diretamente na capacidade de desenvolver um trabalho de forma eficaz.
O dia-a-dia de quem trabalha com alegria, organização e bom humor é mais prazeroso, trazendo motivação cada vez maior para a realização do trabalho com qualidade.
Quem se comunica com eficiência, tem possibilidade maior de ser assertivo, no trabalho que desenvolve e organiza.
Já vimos anteriormente que a secretária desempenha, entre outros, o papel de agente de resultados, e por conta disso deve ser eficiente e polivalente. Por isso utiliza ,muitas técnicas, as quais denominamos de “Técnicas Secretariais”. Contudo é de grande importância o entendimento de cada “técnica”, desse fazer secretarial.
Porém, aliado ao entendimento do fazer secretarial, é importante que aprendamos a lidar e perceber os sinais de nossas emoções e do nosso corpo. E com isso, aprendemos a reconhe-cer, também nos outros as suas emoções e dessa maneira nos comunicar de modo claro, objetivo e satisfatório.
Identificando os Canais de Comunicação

Nós percebemos e interpretamos a realidade por meio dos cinco sentidos: visual, auditivo, olfativo, cinestésico ( tato) e paladar. Exemplificando:
• Percebemos a realidade por meio dos sentidos. Essas percepções vão até o nosso cérebro e são processadas ( ação dos neurônios).
• A representação de nossas percepções se dá pela palavra.
Todos nós percebemos a realidade por meio dos sentidos, porém a variação na per-
cepção se dá de acordo com as crenças e o histórico de vida de cada um.Quanto mais soubermos co-
mo funciona o sistema de uma pessoa, identificando a forma predominante de percepção dela, mais facilidade teremos em aperfeiçoar a nossa comunicação.
Existem três tipos de pessoas ( sem generalizar):
• Pessoas visuais: percebem mais a realidade através da visão.
• Pessoas auditivas: percebem mais a realidade através da audição.
• Pessoas cinestésicas: percebem mais a realidade através do tato e de situações de relacionamento e emocionais.
Para facilitar o sistema de comunicação, o desafio é exercitarmos, com cada um deles, o tipo mais receptivo a elas, e com isso facilitar o contato.
Exemplos:
• Executivos com predominância do sistema visual, normalmente preferem recados e/ou sugestões por escrito.
• Executivos com predominância do sistema auditivo, normalmente, detestam papéis e preferem resolver tudo verbalmente e por telefone.
• Excutivos com predominância do sistema cinestésico preferem resolver vários assuntos em reuniões, almoços, perto do local do café, etc.
Pesquisas realizadas por estudiosos em PNL( Programação Neurolingüistica), afirmam que só o fato de “entender”a intenção positiva, aumenta em 30% as chances de negociação e comunicação entre as pessoas. Na próxima situação desconfortável que enfrentar, experimente identificar a “intenção positiva” do seu interlocutor. Verifique se essa nova atitude diminuiu a sua resistência e aumentou a sua predisposição para a solução.
Para isso, lembremos sempre, que a “intenção positiva”é o desejo nato que todos têm de acertar e, no fundo, procurar a felicidade.

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